EXPOSIÇÃO
"SOBRETUDO"
INDIVIDUAL PATRÍCIA DE PAULA
GALERIA NÚCLEO
05/07/2024 À 29/08/2024
A FISIOLOGIA DO CORPO METAFÓRICO
NA EXPOSIÇÃO “SOBRETUDO” PATRÍCIA DE PAULA APRESENTA TRÊS MOMENTOS DISTINTOS QUE SE ENTRELAÇAM E DIALOGAM. CADA SÉRIE É UM MERGULHO NO TEMA QUE REGE SUA PESQUISA ARTÍSTICA: A RESISTÊNCIA DO SEU CORPO DE MULHER.
“OS MANTOS”, PRODUZIDA EM 2011, DESVELA O CORPO COMO UM ENIGMA PROTEGIDO, ENCAPSULA AO AVESSO, REVELANDO A FORMA INFORME, A NÃO-FIXIDEZ DO CORPO EM PERFORMANCE. SUBVERTE ASSIM A ORDEM ESPERADA DO CORPO FEMININO APRISIONADO NO DISCURSO SOCIAL.
EM SEGUIDA, “OS INVÓLUCROS”, CRIADA EM 2022, MERGULHA NA ENERGIA AXIAL, FALOCÊNTRICA, NA QUAL O CORPO FEMININO CULTURALMENTE CONSTRUÍDO, FOI ACORRENTADO EM UMA ESTRUTURA REGULADORA ALTAMENTE RÍGIDA. CONTUDO, A ENERGIA DO FEMININO NO CORPO DA MULHER CONTINUA TRANSGREDINDO A ORDEM ESPERADA NO DISCURSO SOCIAL DOS CORPOS.
POR FIM, AS CERÂMICAS CRUAS, QUE DESDE AS ORIGENS DOS TEMPOS EM MUITAS CULTURAS E AINDA HOJE, ENTRE OS BANIWAS É UMA ARTE EXCLUSIVAMENTE FEMININA, TRANSMITIDA DAS AVÓS ÀS NETAS DAS MÃES ÀS FILHAS, SUGEREM UM CORPO METAFÓRICO EM MOVIMENTO E ERUPÇÃO, ATUALIZADO A TODO MOMENTO NA INTERPRETAÇÃO DINÂMICA DA NOSSA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.